* * *
ARTES VISUAIS A 2ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO
1° Bimestre
Eixo Contextualizar(*)
Habilidades e Competências
- Identificar na arte contemporânea brasileira diálogos com principais elementos da Arte Internacional e da América Latina.
Eixo Apreciar
Habilidades e Competências
- Fruir o conteúdo expressivo das diferentes produções artísticas.
Eixo Experimentar
Habilidades e Competências
- Desenvolver a capacidade de produzir criativamente a partir das diferentes proposições da arte contemporânea.
2° Bimestre
Eixo Contextualizar
Habilidades e Competências
- Reconhecer o Pós-Modernismo e suas diferentes ideologias utilizando obras de arte, imagens do cotidiano, cinema, televisão, internet, grafite, história em quadrinhos etc.
Eixo Apreciar
Habilidades e Competências
-Ler criticamente a cultura visual.
Eixo Experimentar
Habilidades e Competências
- Experimentar a variedade de propostas artísticas contemporâneas, considerando a necessidade de conceituação.
3° Bimestre
Eixo Contextualizar
Habilidades e Competências
- Discutir arte, mídia, consumo, globalização e novas tecnologias no contexto do século XXI.
Eixo Apreciar
Habilidades e Competências
- Construir o pensamento crítico, visual e verbal e discutir as relações entre arte, filosofia, indústria cultural e mídia.
Eixo Experimentar
Habilidades e Competências
- Experimentar o intercruzamento das diversas linguagens artísticas com as artes visuais.
4° Bimestre
Eixo Apreciar
Habilidades e Competências
- Conhecer o acervo patrimonial material e imaterial do Estado do Rio de
Janeiro, levando em conta a cultura popular.
Eixo Experimentar
Habilidades e Competências
- Criar portfólio em suporte físico, programas de edição digital ou em hipertexto.
____________
(*) Três eixos conceituais:
O Currículo Mínimo de Arte parte da iniciação à linguagem artística, em uma abordagem não sequencial, e se articula com os três eixos preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, porém com uma grande diferença: seja qual for a linguagem, é importante não ocorrer uma indução à leitura indicativa de ordem para a operacionalização desses processos ( RIZZI, Maria Christina. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008).
- Contextualizar:
a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas refere-se a conhecer o que foi construído: repertórios, estilos, dos movimentos, biografias, dos países, das regiões, e das etnias, imbricado com a Filosofia e as Ciências Sociais.
- Apreciar:
a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, ler, criticar, avaliar, julgar, descrever, perceber, analisar e problematizar os pontos de vista.
- Experimentar:
o fazer artístico pressupõe construir, compor, produzir, criar, conhecer, perceber, vivenciar e articular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário