sexta-feira, 12 de abril de 2013
TEXTO PARA AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE (FAZER RESUMO)
CULTURA
"o povo é formado por indivíduos que se
movem por princípios.
Ele é ativo, agindo conscientemente de
acordo com determinadas
ideias fundamentais, das quais decorrem
posições definidas diante
das diversas situações em que vivem”. As
massas "um grupo de
indivíduos que não se movem, mas que são
movidos por paixões.
A
massa é sempre passiva. Ela não age racionalmente e por sua
conta, mas se alimenta de entusiasmos e
ideias estáveis.
É sempre escrava das influências instáveis
da maioria,
das modas e dos caprichos...” Pio XII.
Cultura, DO LATIM “COLERE” significa
cultivar. Genericamente a cultura É TODO COMPLEXO QUE INCLUI o CONHECIMENTO, A
ARTE, AS CRENÇAS, A LEI, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES ADQUIRIDOS
pelo homem não somente EM FAMÍLIA, como também por fazer parte de uma SOCIEDADE
como membro dela que é e só o homem possui cultura.
Cultura também é definida em CIÊNCIAS
SOCIAIS como um CONJUNTO DE IDEIAS, COMPORTAMENTOS, SÍMBOLOS E PRÁTICAS
SOCIAIS, APRENDIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO ATRAVÉS DA VIDA EM SOCIEDADE. Seria a
herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada
variante da HERANÇA SOCIAL. TUDO aquilo QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA, IDEIAS,
ARTEFATOS, COSTUMES, LEIS, CRENÇAS MORAIS, CONHECIMENTO, ADQUIRIDO A PARTIR DO
CONVÍVIO SOCIAL. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA da cultura é o MECANISMO ADAPTATIVO
que é a CAPACIDADE, QUE OS INDIVÍDUOS TÊM DE RESPONDER AO MEIO DE ACORDO COM
MUDANÇA DE HÁBITOS, SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS; LIMITAR NORMATIVAMENTE
ESSAS NECESSIDADES. A cultura é também um MECANISMO CUMULATIVO PORQUE AS
MODIFICAÇÕES TRAZIDAS POR UMA GERAÇÃO PASSAM À GERAÇÃO SEGUINTE, SE
TRANSFORMANDO PERDENDO E INCORPORANDO OUTROS ASPECTOS PROCURANDO ASSIM MELHORAR A VIVÊNCIA DAS
NOVAS GERAÇÕES.
Seja a sociedade simples ou complexa, TODAS
POSSUEM SUA FORMA DE EXPRESSAR, PENSAR, AGIR E SENTIR, PORTANTO, TODAS TÊM SUA
PRÓPRIA CULTURA, o seu modo de vida. NÃO EXISTINDO, PORTANTO CULTURA SUPERIOR
OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS DIFERENTES. O QUE É BELO NUMA
SOCIEDADE PODERÁ SER FEIO EM OUTRO CONTEXTO CULTURAL.
Já o conceito de “CULTURA
DE MASSA” PODE SER DEFINIDO COMO PADRÕES COMPARTILHADOS PELA MAIORIA DOS INDIVÍDUOS,
INDEPENDENTE DA RENDA, INSTRUÇÃO, OCUPAÇÃO ETC. Cultura de massa É PRODUTO DA
INDÚSTRIA CULTURAL, TIPICAMENTE DE SOCIEDADES CAPITALISTAS; REFERE-SE AASPECTOS
SUPERFICIAIS DE LAZER, GOSTO ARTÍSTICO E VESTUÁRIO. A INDÚSTRIA CULTURAL ESTÁ
SEMPRE “FABRICANDO” MODAS E GOSTOS, A CULTURA DE MASSA SÓ É VIÁVEL EM RAZÃO DA
INVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM MASSA.
CULTURA DE MASSA, cultura popular ou
cultura “POP”, é o total de IDEIAS, PERSPECTIVAS, ATITUDES, IMAGENS e outros
fenômenos que são julgados como PREFERIDOS POR UM CONSENSO INFORMAL CONTENDO O
MAINSTREAM (pensamento ou gosto corrente
da maioria da população algo que é comum e/ou usual; algo que é familiar às
massas; algo que está disponível ao público geral; algo a que tem laços
comerciais;) DE UMA DADA CULTURA, especialmente a cultura ocidental DO
COMEÇO DA METADE DO SÉCULO XX E O PÓS-MODERNO GLOBAL DO FINAL DO SÉCULO XX E
COMEÇO DO SÉCULO XXI.
Influenciada pela
mídia de massa, essa coleção de ideias permeia o cotidiano da sociedade. Em
contraste, O FOLCLORE SE REFERE A UM CENÁRIO CULTURAL DE SOCIEDADE MAIS LOCAIS
OU PRÉ-INDUSTRIAIS.
A cultura popular É CONSTRUÍDA DE FORMA
TRIVIAL E SIMPLIFICADA PARA QUE SE POSSA ENCONTRAR UMA ACEITAÇÃO CONSENSUAL
ATRAVÉS DO CONTEXTO MAIOR, sofre fortes criticas de várias estratos
subculturais que a qualificam de SUPERFICIAL, CONSUMISTA, SENSACIONALISTA, E
CORRUPTA.
O termo
"cultura popular" surgiu no século XIX, para se referir à educação e
cultura das classes mais baixas e assumiu o significado de uma cultura de classes
mais baixas, separado e se opondo à "verdadeira educação" seu uso se
tornou estabelecido no período entre guerras. O SIGNIFICADO ATUAL DO TERMO,
cultura para consumo da massa, ORIGINOU-SE NOS ESTADOS UNIDOS, estabelecendo-se
ao final da Segunda Guerra Mundial, a forma abreviada "POP CULTURE"(CULTURA POP) data da década de 1960.
A cultura popular e a mídia de massa têm
uma relação simbiótica (relação
mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são
beneficiados por esta associação: cada uma depende da outra em uma íntima
colaboração). Hannah Arendt, 1961, sugere que UMA "MÍDIA DIRIGIDA PELO
MERCADO LIDERARIA O DESLOCAMENTO DA CULTURA PELOS DITAMES DO
ENTRETENIMENTO." OS MAIS "...INTELIGÍVEIS, PERSUASIVOS VALORES SÃO
[CRESCENTEMENTE] TIRADOS DAS INDÚSTRIAS DE ENTRETENIMENTO, DEBILITAM OS PADRÕES
DE SERIEDADE". Como resultado, tópicos "tépidos, suaves e sem
sentido" estão se tornando a norma. Algumas críticas argumentam que a cultura popular é simplificada:
"jornais que uma vez noticiavam fatos importantes nacionais e estrangeiras,
agora apresentam fofocas sobre celebridades e fotografias de jovens garotas com
pouca roua; a televisão substituiu a dramatização de alta qualidade por
jardinagem, culinária e outros programas de 'estilo de vida' e 'reality
shows'," a ponto de as pessoas estarem constantemente imersas em
curiosidades sobre a vida privada das celebridades. "A cultura popular é uma degradada, trivial
cultura que esvazia todas as profundas realidades (sexo, morte, falha,
tragédia) e também os simples e espontâneos prazeres. As massas, pervertidas
por algumas gerações desse tipo de coisa, começou a demandar produtos culturais
triviais."
"Toda a mídia de massa no seu final aliena as
pessoas de experiências pessoais e embora pareçam compensar isso, intensificam
o seu isolamento moral uma das outras, da realidade e delas mesmas."
A "SUBSTITUIÇÃO DA ALTA ARTE E DA autêntica
CULTURA FOLCLÓRICA POR ARTEFATOS INDUSTRIALIZADOS insípidos PRODUZIU UMA ESCALA
DE MASSA A FIM DE SATISFAZER O MÍNIMO DENOMINADOR COMUM." Essa
"cultura de massa emergiu depois da Segunda Guerra Mundial e tem levado
para a concentração do poder da massa cultural em grandes conglomerados de
mídia global." A IMPRENSA POPULAR DIMINUIU O MONTANTE DE NOTÍCIAS OU
INFORMAÇÕES E AS SUBSTITUIUI POR ENTRETENIMENTO OU COISAS FRÍVOLAS QUE REFORÇAM
MEDOS, PREJUÍZO, A CRIAÇÃO DE BODES EXPIATÓRIOS, PARANOIA E AGRESSÃO."
Críticos de televisão e cinema têm
argumentado que A QUALIDADE DAS PRODUÇÕES TELEVISIVAS TÊM SIDO DILUÍDA COMO A
PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL AO "POPULISMO E AVALIAÇÕES", FOCANDO NO
"INSÍPIDO, EXIBÍVEL E POPULAR."
NO CINEMA, "A
CULTURA E OS VALORES DE HOLLYWOOD ESTÃO CADA VEZ MAIS DOMINANDO PRODUÇÕES DE
OUTROS PAÍSES.
A produção Hollywoodiana se resume em filmes
COM FÓRMULA PRÉ-DEFINIDA ENFATIZANDO "O CHOQUE DE VALORES E IMPRESSÃO
(IMPRESSÕES) SUPERFICIAL (SUPERFICIAIS)", EFEITOS ESPECIAIS, com TEMAS QUE
FOCALIZAM NOS "INSTINTOS BÁSICOS DE AGRESSÃO, REVANCHE, VIOLÊNCIA E
GANÂNCIA". Os ROTEIROS "frequentemente SIMPLISTAS, COM UM MODELO
PADRONIZADO E O DIÁLOGO MÍNIMO." As "PERSONAGENS são SUPERFICIAIS e
não convincentes, o diálogo simples, irreal e geralmente mal construído."
CULTURA DE MASSA E CAPITALISMO
Como consequência das tecnologias de
surgidas no século XIX, a cultura de massa desenvolveu-se ofuscando outros
tipos de cultura anteriores e alternativos a ela. A chegada da CULTURA DE MASSA
ACABA SUBMETENDO AS DEMAIS EXPRESSÕES “CULTURAIS” A UM PROJETO COMUM E
HOMOGÊNEO, ou pretende essa submissão. Por ser produto de uma articulação
internacional (e, atualmente, global), a cultura de massa esteve sempre ligada
ao poder econômico do capital industrial e financeiro. A massificação da
cultura se dá através de um artifício totalitário, servindo a interesses
econômicos.
CULTURA DE MASSA É A CULTURA FABRICADA
PELA IDEOLOGIA QUE TENTA SE APRESENTAR COMO SENDO A PRÓPRIA CULTURA, tem por
característica "o ser limitado". A CULTURA DE UM POVO JAMAIS PODERÁ
SER A CULTURA DE MASSA, PORQUE SUA CONSTRUÇÃO SE DÁ PELA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA
DE UM POVO, QUE MEDIANTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA CONSTRÓI SUA IDENTIDADE.
Vivemos um período
histórico onde a praticidade toma o lugar dos conceitos. CULTURA DE MASSA É UM
CONCEITO AMPLO, ABRANGE TODA MANIFESTAÇÃO DE ATIVIDADES DITAS POPULARES, DO
CARNAVAL AO ROCK, DO JEANS À COCA-COLA, DAS NOVELAS DE TELEVISÃO ÀS REVISTAS EM
QUADRINHOS, TUDO PODE SER INSERIDO AMPLO CONCEITO DE CULTURA DE MASSA.
AS MASSAS JAMAIS DISCORDAM DA MAIORIA,
JAMAIS PROCURAM ESTIPULAR PONTOS REFLEXIVOS QUE OS LEVEM A UM SENSO CRÍTICO
SOBRE AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO SENDO ASSIMILADAS NO MOMENTO. A inserção na
massa impõe ao sujeito que se vista como os outros, que coma como os outros,
que goste do que gostam os outros. Ser,
pensar, agir, estar sempre, obrigatoriamente, "como os outros" é
amoldar-se a esse implacável "deus" chamado "todo mundo". É
renunciar à própria individualidade, trocando-a pelo amorfo e medíocre "eu
coletivo" da multidão.
Essa realidade nos
leva a pergunta: " PODE A MASSA TER CULTURA? ", sob o prisma
individual, CULTURA É AQUILO QUE PERMANECE APÓS TER-SE ESQUECIDO TUDO O QUE SE
APRENDEU, transplantando este conceito para o coletivo, podendo afirmar que
cultura É O RESÍDUO, IMUNE À AÇÃO DO TEMPO, DOS CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS DOS
POVOS O CONJUNTO DE SEUS VALORES E CONHECIMENTOS PERENES.
A CULTURA DE MASSA É UM MAR DE IMPOSIÇÕES ditadas
pelos meios de comunicação, muitas vezes identicamente destinadas às mais
diferentes regiões e povos. AS MASSAS DAS AMÉRICAS, EUROPA OU ÁSIA, APRECIAM E
PRODUZEM A MESMA ARTE, VESTEM AS MESMAS ROUPAS, GOSTAM DAS MESMAS COMIDAS.
Estilos, maneiras, tradições, a cultura peculiar de cada povo vem dando lugar a
uma vitrine universal. POR NÃO PARTIR GENUINAMENTE DOS POVOS, mas ser sempre
uma imposição de cima para baixo, A PSEUDOCULTURA SE MOSTRA INDIFERENTE E IMUNE
ÀS PROFUNDAS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE ORIENTAIS E OCIDENTAIS EUROPEUS OU DAS
AMÉRICAS, todos consomem o mesmo sanduiche e tomam o mesmo refrigerante. Ao
contrário O POVO TEM MOVIMENTO PRÓPRIO, GUARDANDO SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS E
MOVENDO-SE DE ACORDO COM ELES. Formam SUA PRÓPRIA CULTURA, REFLEXO EVIDENTE DAS
IDEIAS FUNDAMENTAIS QUE O MOVEM. Ao contrário da chamada "cultura" de
massa, A CULTURA POPULAR TEM SUAS RAÍZES NAS TRADIÇÕES, NOS PRINCÍPIOS, NOS
COSTUMES, NO MODO DE SER DAQUELE POVO. Desta forma, CADA POVO PRODUZ UMA ARTE
PECULIAR, REFLEXO DE SUAS ESPECÍFICAS QUALIDADES, NECESSARIAMENTE DIVERSA DAS
ARTES DE OUTROS POVOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário