sexta-feira, 12 de abril de 2013

TEXTO PARA AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE (FAZER RESUMO)


CULTURA

"o povo é formado por indivíduos que se movem por princípios.
Ele é ativo, agindo conscientemente de acordo com determinadas
 ideias fundamentais, das quais decorrem posições definidas diante
das diversas situações em que vivem”. As massas "um grupo de
indivíduos que não se movem, mas que são movidos por paixões.
 A massa é sempre passiva. Ela não age racionalmente e por sua
conta, mas se alimenta de entusiasmos e ideias estáveis.
É sempre escrava das influências instáveis da maioria,
das modas e dos caprichos...” Pio XII.

       Cultura, DO LATIM “COLERE” significa cultivar. Genericamente a cultura É TODO COMPLEXO QUE INCLUI o CONHECIMENTO, A ARTE, AS CRENÇAS, A LEI, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES ADQUIRIDOS pelo homem não somente EM FAMÍLIA, como também por fazer parte de uma SOCIEDADE como membro dela que é e só o homem possui cultura.
       Cultura também é definida em CIÊNCIAS SOCIAIS como um CONJUNTO DE IDEIAS, COMPORTAMENTOS, SÍMBOLOS E PRÁTICAS SOCIAIS, APRENDIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO ATRAVÉS DA VIDA EM SOCIEDADE. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da HERANÇA SOCIAL. TUDO aquilo QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA, IDEIAS, ARTEFATOS, COSTUMES, LEIS, CRENÇAS MORAIS, CONHECIMENTO, ADQUIRIDO A PARTIR DO CONVÍVIO SOCIAL. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA da cultura é o MECANISMO ADAPTATIVO que é a CAPACIDADE, QUE OS INDIVÍDUOS TÊM DE RESPONDER AO MEIO DE ACORDO COM MUDANÇA DE HÁBITOS, SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS; LIMITAR NORMATIVAMENTE ESSAS NECESSIDADES. A cultura é também um MECANISMO CUMULATIVO PORQUE AS MODIFICAÇÕES TRAZIDAS POR UMA GERAÇÃO PASSAM À GERAÇÃO SEGUINTE, SE TRANSFORMANDO PERDENDO E INCORPORANDO OUTROS ASPECTOS  PROCURANDO ASSIM MELHORAR A VIVÊNCIA DAS NOVAS GERAÇÕES.
       Seja a sociedade simples ou complexa, TODAS POSSUEM SUA FORMA DE EXPRESSAR, PENSAR, AGIR E SENTIR, PORTANTO, TODAS TÊM SUA PRÓPRIA CULTURA, o seu modo de vida. NÃO EXISTINDO, PORTANTO CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS DIFERENTES. O QUE É BELO NUMA SOCIEDADE PODERÁ SER FEIO EM OUTRO CONTEXTO CULTURAL.
Já o conceito de “CULTURA DE MASSA” PODE SER DEFINIDO COMO PADRÕES COMPARTILHADOS PELA MAIORIA DOS INDIVÍDUOS, INDEPENDENTE DA RENDA, INSTRUÇÃO, OCUPAÇÃO ETC. Cultura de massa É PRODUTO DA INDÚSTRIA CULTURAL, TIPICAMENTE DE SOCIEDADES CAPITALISTAS; REFERE-SE AASPECTOS SUPERFICIAIS DE LAZER, GOSTO ARTÍSTICO E VESTUÁRIO. A INDÚSTRIA CULTURAL ESTÁ SEMPRE “FABRICANDO” MODAS E GOSTOS, A CULTURA DE MASSA SÓ É VIÁVEL EM RAZÃO DA INVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM MASSA.
      CULTURA DE MASSA, cultura popular ou cultura “POP”, é o total de IDEIAS, PERSPECTIVAS, ATITUDES, IMAGENS e outros fenômenos que são julgados como PREFERIDOS POR UM CONSENSO INFORMAL CONTENDO O MAINSTREAM (pensamento ou gosto corrente da maioria da população algo que é comum e/ou usual; algo que é familiar às massas; algo que está disponível ao público geral; algo a que tem laços comerciais;) DE UMA DADA CULTURA, especialmente a cultura ocidental DO COMEÇO DA METADE DO SÉCULO XX E O PÓS-MODERNO GLOBAL DO FINAL DO SÉCULO XX E COMEÇO DO SÉCULO XXI.
Influenciada pela mídia de massa, essa coleção de ideias permeia o cotidiano da sociedade. Em contraste, O FOLCLORE SE REFERE A UM CENÁRIO CULTURAL DE SOCIEDADE MAIS LOCAIS OU PRÉ-INDUSTRIAIS.
      A cultura popular É CONSTRUÍDA DE FORMA TRIVIAL E SIMPLIFICADA PARA QUE SE POSSA ENCONTRAR UMA ACEITAÇÃO CONSENSUAL ATRAVÉS DO CONTEXTO MAIOR, sofre fortes criticas de várias estratos subculturais que a qualificam de SUPERFICIAL, CONSUMISTA, SENSACIONALISTA, E CORRUPTA.
O termo "cultura popular" surgiu no século XIX, para se referir à educação e cultura das classes mais baixas e assumiu o significado de uma cultura de classes mais baixas, separado e se opondo à "verdadeira educação" seu uso se tornou estabelecido no período entre guerras. O SIGNIFICADO ATUAL DO TERMO, cultura para consumo da massa, ORIGINOU-SE NOS ESTADOS UNIDOS, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial, a forma abreviada "POP CULTURE"(CULTURA POP) data da década de 1960.
      A cultura popular e a mídia de massa têm uma relação simbiótica (relação mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por esta associação: cada uma depende da outra em uma íntima colaboração). Hannah Arendt, 1961, sugere que UMA "MÍDIA DIRIGIDA PELO MERCADO LIDERARIA O DESLOCAMENTO DA CULTURA PELOS DITAMES DO ENTRETENIMENTO." OS MAIS "...INTELIGÍVEIS, PERSUASIVOS VALORES SÃO [CRESCENTEMENTE] TIRADOS DAS INDÚSTRIAS DE ENTRETENIMENTO, DEBILITAM OS PADRÕES DE SERIEDADE". Como resultado, tópicos "tépidos, suaves e sem sentido" estão se tornando a norma. Algumas críticas argumentam que a cultura popular é simplificada: "jornais que uma vez noticiavam fatos importantes nacionais e estrangeiras, agora apresentam fofocas sobre celebridades e fotografias de jovens garotas com pouca roua; a televisão substituiu a dramatização de alta qualidade por jardinagem, culinária e outros programas de 'estilo de vida' e 'reality shows'," a ponto de as pessoas estarem constantemente imersas em curiosidades sobre a vida privada das celebridades. "A cultura popular é uma degradada, trivial cultura que esvazia todas as profundas realidades (sexo, morte, falha, tragédia) e também os simples e espontâneos prazeres. As massas, pervertidas por algumas gerações desse tipo de coisa, começou a demandar produtos culturais triviais."
"Toda a mídia de massa no seu final aliena as pessoas de experiências pessoais e embora pareçam compensar isso, intensificam o seu isolamento moral uma das outras, da realidade e delas mesmas."
      A "SUBSTITUIÇÃO DA ALTA ARTE E DA autêntica CULTURA FOLCLÓRICA POR ARTEFATOS INDUSTRIALIZADOS insípidos PRODUZIU UMA ESCALA DE MASSA A FIM DE SATISFAZER O MÍNIMO DENOMINADOR COMUM." Essa "cultura de massa emergiu depois da Segunda Guerra Mundial e tem levado para a concentração do poder da massa cultural em grandes conglomerados de mídia global." A IMPRENSA POPULAR DIMINUIU O MONTANTE DE NOTÍCIAS OU INFORMAÇÕES E AS SUBSTITUIUI POR ENTRETENIMENTO OU COISAS FRÍVOLAS QUE REFORÇAM MEDOS, PREJUÍZO, A CRIAÇÃO DE BODES EXPIATÓRIOS, PARANOIA E AGRESSÃO."
     Críticos de televisão e cinema têm argumentado que A QUALIDADE DAS PRODUÇÕES TELEVISIVAS TÊM SIDO DILUÍDA COMO A PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL AO "POPULISMO E AVALIAÇÕES", FOCANDO NO "INSÍPIDO, EXIBÍVEL E POPULAR."
NO CINEMA, "A CULTURA E OS VALORES DE HOLLYWOOD ESTÃO CADA VEZ MAIS DOMINANDO PRODUÇÕES DE OUTROS PAÍSES.
     A produção Hollywoodiana se resume em filmes COM FÓRMULA PRÉ-DEFINIDA ENFATIZANDO "O CHOQUE DE VALORES E IMPRESSÃO (IMPRESSÕES) SUPERFICIAL (SUPERFICIAIS)", EFEITOS ESPECIAIS, com TEMAS QUE FOCALIZAM NOS "INSTINTOS BÁSICOS DE AGRESSÃO, REVANCHE, VIOLÊNCIA E GANÂNCIA". Os ROTEIROS "frequentemente SIMPLISTAS, COM UM MODELO PADRONIZADO E O DIÁLOGO MÍNIMO." As "PERSONAGENS são SUPERFICIAIS e não convincentes, o diálogo simples, irreal e geralmente mal construído."

CULTURA DE MASSA E CAPITALISMO
     Como consequência das tecnologias de surgidas no século XIX, a cultura de massa desenvolveu-se ofuscando outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela. A chegada da CULTURA DE MASSA ACABA SUBMETENDO AS DEMAIS EXPRESSÕES “CULTURAIS” A UM PROJETO COMUM E HOMOGÊNEO, ou pretende essa submissão. Por ser produto de uma articulação internacional (e, atualmente, global), a cultura de massa esteve sempre ligada ao poder econômico do capital industrial e financeiro. A massificação da cultura se dá através de um artifício totalitário, servindo a interesses econômicos.
     CULTURA DE MASSA É A CULTURA FABRICADA PELA IDEOLOGIA QUE TENTA SE APRESENTAR COMO SENDO A PRÓPRIA CULTURA, tem por característica "o ser limitado". A CULTURA DE UM POVO JAMAIS PODERÁ SER A CULTURA DE MASSA, PORQUE SUA CONSTRUÇÃO SE DÁ PELA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE UM POVO, QUE MEDIANTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA CONSTRÓI SUA IDENTIDADE.
Vivemos um período histórico onde a praticidade toma o lugar dos conceitos. CULTURA DE MASSA É UM CONCEITO AMPLO, ABRANGE TODA MANIFESTAÇÃO DE ATIVIDADES DITAS POPULARES, DO CARNAVAL AO ROCK, DO JEANS À COCA-COLA, DAS NOVELAS DE TELEVISÃO ÀS REVISTAS EM QUADRINHOS, TUDO PODE SER INSERIDO AMPLO CONCEITO DE CULTURA DE MASSA.
    AS MASSAS JAMAIS DISCORDAM DA MAIORIA, JAMAIS PROCURAM ESTIPULAR PONTOS REFLEXIVOS QUE OS LEVEM A UM SENSO CRÍTICO SOBRE AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO SENDO ASSIMILADAS NO MOMENTO. A inserção na massa impõe ao sujeito que se vista como os outros, que coma como os outros, que goste do que gostam os outros.  Ser, pensar, agir, estar sempre, obrigatoriamente, "como os outros" é amoldar-se a esse implacável "deus" chamado "todo mundo". É renunciar à própria individualidade, trocando-a pelo amorfo e medíocre "eu coletivo" da multidão.
Essa realidade nos leva a pergunta: " PODE A MASSA TER CULTURA? ", sob o prisma individual, CULTURA É AQUILO QUE PERMANECE APÓS TER-SE ESQUECIDO TUDO O QUE SE APRENDEU, transplantando este conceito para o coletivo, podendo afirmar que cultura É O RESÍDUO, IMUNE À AÇÃO DO TEMPO, DOS CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS DOS POVOS O CONJUNTO DE SEUS VALORES E CONHECIMENTOS PERENES.  
   
    A CULTURA DE MASSA É UM MAR DE IMPOSIÇÕES ditadas pelos meios de comunicação, muitas vezes identicamente destinadas às mais diferentes regiões e povos. AS MASSAS DAS AMÉRICAS, EUROPA OU ÁSIA, APRECIAM E PRODUZEM A MESMA ARTE, VESTEM AS MESMAS ROUPAS, GOSTAM DAS MESMAS COMIDAS. Estilos, maneiras, tradições, a cultura peculiar de cada povo vem dando lugar a uma vitrine universal. POR NÃO PARTIR GENUINAMENTE DOS POVOS, mas ser sempre uma imposição de cima para baixo, A PSEUDOCULTURA SE MOSTRA INDIFERENTE E IMUNE ÀS PROFUNDAS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE ORIENTAIS E OCIDENTAIS EUROPEUS OU DAS AMÉRICAS, todos consomem o mesmo sanduiche e tomam o mesmo refrigerante. Ao contrário O POVO TEM MOVIMENTO PRÓPRIO, GUARDANDO SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS E MOVENDO-SE DE ACORDO COM ELES. Formam SUA PRÓPRIA CULTURA, REFLEXO EVIDENTE DAS IDEIAS FUNDAMENTAIS QUE O MOVEM. Ao contrário da chamada "cultura" de massa, A CULTURA POPULAR TEM SUAS RAÍZES NAS TRADIÇÕES, NOS PRINCÍPIOS, NOS COSTUMES, NO MODO DE SER DAQUELE POVO. Desta forma, CADA POVO PRODUZ UMA ARTE PECULIAR, REFLEXO DE SUAS ESPECÍFICAS QUALIDADES, NECESSARIAMENTE DIVERSA DAS ARTES DE OUTROS POVOS.

Nenhum comentário: